{"items":["5ff700a6d48e9f00170eb25b","5f36d2203400080017cdaaa2","5f2c2d2dcf0cc60017d2043b","5f2c2d2d8c8176001727c307","5f2c2d2d33f57900172632ac","5f2c2d2da12a4000175ec165","5f2c2d2d023bf700174a7efe"],"styles":{"galleryType":"Strips","groupSize":1,"showArrows":true,"cubeImages":true,"cubeType":"fill","cubeRatio":"100%/100%","isVertical":false,"gallerySize":30,"collageDensity":0.8,"groupTypes":"1","oneRow":true,"imageMargin":0,"galleryMargin":0,"scatter":0,"rotatingScatter":"","chooseBestGroup":true,"smartCrop":false,"hasThumbnails":false,"enableScroll":true,"isGrid":false,"isSlider":false,"isColumns":false,"isSlideshow":true,"cropOnlyFill":false,"fixedColumns":1,"enableInfiniteScroll":true,"isRTL":false,"minItemSize":120,"rotatingGroupTypes":"","rotatingCropRatios":"","columnWidths":"","gallerySliderImageRatio":1.7777777777777777,"numberOfImagesPerRow":3,"numberOfImagesPerCol":1,"groupsPerStrip":0,"borderRadius":0,"boxShadow":0,"gridStyle":0,"mobilePanorama":false,"placeGroupsLtr":false,"viewMode":"preview","thumbnailSpacings":4,"galleryThumbnailsAlignment":"bottom","isMasonry":false,"isAutoSlideshow":true,"slideshowLoop":false,"autoSlideshowInterval":3,"bottomInfoHeight":0,"titlePlacement":"SHOW_ON_HOVER","galleryTextAlign":"center","scrollSnap":true,"itemClick":"nothing","fullscreen":true,"videoPlay":"hover","scrollAnimation":"NO_EFFECT","slideAnimation":"SCROLL","scrollDirection":1,"scrollDuration":400,"overlayAnimation":"FADE_IN","arrowsPosition":0,"arrowsSize":18,"watermarkOpacity":40,"watermarkSize":40,"useWatermark":true,"watermarkDock":{"top":"auto","left":"auto","right":0,"bottom":0,"transform":"translate3d(0,0,0)"},"loadMoreAmount":"all","defaultShowInfoExpand":1,"allowLinkExpand":true,"expandInfoPosition":0,"allowFullscreenExpand":true,"fullscreenLoop":false,"galleryAlignExpand":"left","addToCartBorderWidth":1,"addToCartButtonText":"","slideshowInfoSize":160,"playButtonForAutoSlideShow":false,"allowSlideshowCounter":false,"hoveringBehaviour":"NEVER_SHOW","thumbnailSize":120,"magicLayoutSeed":1,"imageHoverAnimation":"NO_EFFECT","imagePlacementAnimation":"NO_EFFECT","calculateTextBoxWidthMode":"PERCENT","textBoxHeight":0,"textBoxWidth":200,"textBoxWidthPercent":50,"textImageSpace":10,"textBoxBorderRadius":0,"textBoxBorderWidth":0,"loadMoreButtonText":"","loadMoreButtonBorderWidth":1,"loadMoreButtonBorderRadius":0,"imageInfoType":"ATTACHED_BACKGROUND","itemBorderWidth":0,"itemBorderRadius":0,"itemEnableShadow":false,"itemShadowBlur":20,"itemShadowDirection":135,"itemShadowSize":10,"imageLoadingMode":"BLUR","expandAnimation":"NO_EFFECT","imageQuality":90,"usmToggle":false,"usm_a":0,"usm_r":0,"usm_t":0,"videoSound":false,"videoSpeed":"1","videoLoop":true,"jsonStyleParams":"","gallerySizeType":"px","gallerySizePx":220,"allowTitle":true,"allowContextMenu":true,"textsHorizontalPadding":-30,"showVideoPlayButton":true,"galleryLayout":5,"targetItemSize":220,"selectedLayout":"5|bottom|1|fill|false|1|true","layoutsVersion":2,"selectedLayoutV2":5,"isSlideshowFont":true,"externalInfoHeight":0,"externalInfoWidth":0},"container":{"width":220,"height":284,"galleryWidth":220,"galleryHeight":123,"scrollBase":0}}
A pandemia trouxe variadas inquietações à vida, não se detendo apenas aos cuidados e precauções com a saúde, produzindo, também, expectativa e tensão ao provável derretimento da economia. Houve mais consenso sobre o estrago dos impactos nas duas áreas do que possíveis soluções viáveis num contexto de afinação dos discursos.
Nas Escolas...
A respeito da volta às aulas, o debate concentra-se mais sobre a logística e o arrumamento espacial dos estudantes do que nas conclusões tiradas do período de confinamento tendo nas "aulas virtuais" a maior ou menor avaliação do seu efeito didático. As vozes se enunciam dos dois lados. Uma corrente aprova e, mediante os ajustes que foram feitos ao longo do processo, passa a ideia de que o resultado foi positivo. O outro grupo, que critica a alternativa escolhida através da utilização dos recursos tecnológicos, considera que a estratégia nada mais foi que um arremedo, muito próximo ao jargão "coisa pra inglês ver".
Escolher uma das duas avaliações não define bem o que vem acontecendo. Nem tudo está perdido, sobretudo quando o aprendizado na interface do uso das ferramentas oferecidas à infância, principalmente, acabou por fazê-la descobrir que existem outras coisas acontecendo neste universo, além dos joguinhos.
O anseio de voltar às aulas, com o devido cuidado de não se estar refém aos apelos econômicos, especialmente explicitados pelo desespero da escola privada sobreviver, encontra-se mais saudavelmente justificado pelo inescapável reconhecimento de que Educação se faz pela presença do outro.
Sobre a Educação que vislumbramos
Todavia há que se avaliar qual o projeto educacional que se empreendia nas escolas antes do confinamento social. Havia de fato a valorização do outro ou se trabalhava com a ordenação do ajuntamento dos estudantes para a realização do conteúdo programático? A presença do outro era considerada como um elemento básico para que o projeto pedagógico existisse e pudesse, efetivamente, acontecer, ou o fato das crianças estarem separadas por faixa etária impunha uma divisão que evitava a exuberância da diversidade presencial para que pudesse ser cumprido os objetivos das referidas séries de aprendizagem? Será que a escola tinha a sabedoria de perceber a preciosidade de ter em mãos o caráter presencial e nunca enxergou a dimensão pedagógica desta realidade? Será que a escola, durante todos esses anos, tentou ensinar o voo ao pássaro mantendo-o na gaiola? Será?
A extensão das dúvidas não acaba aqui. Podemos desconfiar que temos alguma certeza, nem que seja a de que a volta da presença dos corpos e mentes possa trazer um “fazer diferente”. O importante, para começar, talvez seja emprestar uma certa dose de tempo ao pensamento de que a valorização da presença do outro é o que singulariza o fato da escola ser escola. A reflexão sobre o retorno é inadiável, pois simplesmente voltar a fazer o mesmo vai dar a desconfortável sensação de que, diante de todas as inumeráveis dificuldades, não aprendemos quase nada.

#professor #pandemia #voltaásaulas #livros #leitura #educação #escola #prevenção #economia #novonormal