Featured Posts
Recent Posts

A Ilustração na Literatura Infantil


A literatura infantil exige competência leitora tanto no texto escrito como na ilustração. Ler imagens faz parte do contexto da leitura, embora muitos sequer percebam a sua importância. Vamos olhar com a atenção o traço, o desenho, enfim, a ilustração, do jeito que merece ser vista? A coleção do Sítio do Picapau Amarelo, por exemplo, lançada pelos idos dos anos 60 do século passado, que teve acabamento primoroso em capa dura, apresentava, naquela época, uma escassez de ilustrações que, comparada às publicações atuais, poderia colocar em dúvida a que público se destinava. Além de raros, os desenhos eram feitos, majoritariamente,em preto e branco, dada a dificuldade de impressão colorida, sobretudo pelo fato de impactar no preço do exemplar ao final de cada edição. Nas publicações atuais, a ilustração faz parte do texto, sendo de tal relevância, no contexto da obra, confirmando e afirmando a proposta do enredo.

A Imagem e o Movimento

A ilustração tem a tarefa de dialogar com o texto,complementando ideias e intenções do autor. Nessa dobradinha, texto e imagem se complementam. O caminho construído pelo texto escrito e emoldurado pela imagem,compondo a inteireza da história. É importante compreender que a imagem, embora seja imóvel, provoca movimento incessante, pois aquele que lê ou ouve a história, lança olhares que indagam o momento seguinte ao que poderá acontecer com o que está sob a forma de ilustração. É um movimento protagonizado pela imaginação e é de tal ordem particular que nunca encontra uma fronteira fechada de possibilidades, muito pelo contrário, se faz ilimitado, exprimindo o movimento criado por cada leitor.

A Descrição da Ilustração

Ao contar uma história, aquele que o faz, se caracteriza como mediador e cumpre um papel especial. Tem na leitura a oportunidade de apresentar relatos alterando tons e timbres na voz, criando ruídos, sons inimagináveis, enfim, se utilizando do recurso sonoro que a voz permite para envolver aquele que escuta. Mas contar histórias é também se utilizar dos recursos visuais, explorando as ilustrações. O recurso da imagem é rico e causa impacto no texto, mas deve ser de percepção muito pessoal, sem a necessidade da descrição dos elementos que compõem o trabalho artístico. Cada observação é única e traz em si um pouco da história daquele que interage, fazendo associações da ilustração com a sua vida pessoal.

Existe Ilustração Ideal?

Toda imagem guarda em si significados que produzem sentidos para aqueles que observam. A ilustração oferta ao leitor a continuidade do texto através do movimento que o leitor elabora. Não existe ilustração ideal, mas algumas imagens despertam mais interesse, pois estreitam para si um universo de possibilidades de movimentos que continuam para além da imobilidade do desenho. Por outro lado, há ilustrações que se explicam de tal forma que fecham as janelinhas de oportunidades que o leitor tem para dar prosseguimento ao que lhe cabe enquanto virtudes da imaginação. Leia uma história com muita ilustração e se aproxime cada vez mais do seu pequeno. Afinal, ele é gente que lê! Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais. Marque um amigo que também seja gente que lê. l

#Contarhistórias #Ler #Leitura #Educação #contaçãodehistórias #Ilustração #Ilustrador #Literaturainfantil #criatividade

  • White Instagram Icon

© Copyright 2017 by Aza3 Comunicação & Design - Design Gráfico e Projeto /Azamor Serrão Neto

Contate-nos

Endereço

Rua  General Severiano  

Botafogo RJ -CEP 222900-40

Celular: 21 98268-9370