Featured Posts
Recent Posts

Qual a importância de contar histórias?


As relações humanas têm como um dos seus maiores legados a contação de história. Antes mesmo que se legitimasse a língua escrita como meio indispensável à transferência de conhecimento, a oralidade sempre foi um dos meios mais eficazes na função social de alinhavar relações, seja através das narrativas acerca da vida e dos seus mistérios que podiam se derramar em explicações pelos sortilégios de quem detinha o encantamento de magnetizar os interlocutores pela oratória, ou pelos relatos das experiências de alguém que, por fama de aventureiro, fizesse da sua vida cenário de inspiração aos demais do grupo.

O desafio que a vida impunha – e até hoje o faz – aos nossos ancestrais mais remotos, tornava necessário um tutorial de sucessos diante das inusitadas situações de tensão, seja no arranjo da caça para alimentação, ou na busca de segurança ante às intempéries da natureza. E é bom que se faça um exercício de imaginação, pois os elementos da natureza que ameaçavam a vida, iam desde uma tempestade avassaladora, despejando raios e trovões, varrendo com vendavais tudo o que se tinha pela frente, ou até, ser devorado por uma fera faminta. O homem, neste momento da História estava muito mais integrado à natureza e, portanto, era parte importante da cadeia alimentar. Com o caminhar civilizatório e na busca de conforto e proteção, é que as relações com a natureza vão passando por um processo de apartação, embora a humanidade tenha, neste momento, produzido um modelo de desenvolvimento muito centrado na disputa e na competição, divorciando-se cada vez mais das noções de solidariedade e compartilhamento.

A contação de histórias é um tutorial.

A contação de história serviu, serve e sempre servirá, portanto, como manual de instruções para a sobrevivência, apresentando-se, como já foi dito acima, num formato de tutorial de sucessos.

Por mais que a língua escrita tenha sido um marco revolucionário para a trajetória humana, na complexidade de produzir História, as narrativas ainda hoje são um dos mais formidáveis fenômenos de transferência de conhecimento.

Desde a sua funcionalidade para o trabalho institucional da escola, aos momentos mais fortuitos e descompromissados numa boa conversa de esquina, ou ainda, como puro entretenimento, é que a contação de história vai inspirando corações e mentes. Ao perceber a experiência alheia, pegando carona nos enredos possíveis que escutamos pela fala do outro, é que podemos buscar coragem e ousadia para traçar, em nossos caminhos, não histórias iguais, mas escrevê-las como um roteiro, onde semelhanças sejam possíveis na indisfarçável diferença que cada indivíduo protagoniza pela originalidade do seu texto, tão particular, chamado vida.

Gostou? Campartilhe agora com um amigo!

#contaçãodehistórias #Ler #Leitura #Educação #Contarhistórias #professor #fomentoleitura #práticasleitoras #livros #contarhistórias

  • White Instagram Icon

© Copyright 2017 by Aza3 Comunicação & Design - Design Gráfico e Projeto /Azamor Serrão Neto

Contate-nos

Endereço

Rua  General Severiano  

Botafogo RJ -CEP 222900-40

Celular: 21 98268-9370