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Como Está, Para Onde Vai A Educação No Brasil?


A indagação acima pode tranquilamente disparar opiniões semelhantes desde o mais leigo em Educação, ao pesquisador mais disciplinado, dotado de um discurso crítico, fruto da cientificidade dos seus argumentos. Vamos encontrar, portanto, desde o olhar do senso comum, ao do cientista, um diagnóstico muito parecido, entendendo que, na estrada da Educação, o Brasil ainda tem que caminhar muito.

Ainda estamos muito atrasados diante dos países que tratam a questão da Educação como prioridade e que, por isso, conseguem deslanchar para o conjunto da sociedade, resultados positivos nas mais diversas áreas, como saúde, segurança, economia, cultura, enfim, os reflexos são amplos e generosos para a obtenção de bons índices de qualidade de vida para todos.

As políticas públicas geram impactos em escala nacional e o sucesso ou não das propostas apresentadas, enquanto ações do governo, é visível nos resultados de pesquisas de análises comparadas do Brasil em relação a outros países.

O que temos para hoje é o insucesso, infelizmente. As políticas de governo são descontínuas, mudam de acordo com a inflexão ideológica de quem detém o poder e se perdem vergonhosamente nos escaninhos da corrupção.

O Brasil no ranking do PISA

O Brasil é país membro do Pisa (Programme for International Student Assessment), que se caracteriza como um programa de avaliação educacional comparada, integrado por 70 países. O PISA é organizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que tem sede em Paris. A cada 3 anos o PISA faz uma avaliação em todos os seus países membros, dando ênfase a áreas específicas. No Brasil a avaliação é organizada e aplicada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Na última edição (2015) as ênfases foram para Ciências, Matemática e Leitura. Nas 3 áreas o Brasil teve um desempenho menor, comparado às últimas avaliações, que já eram ruins, ficando em 59º lugar em Leitura, 63º lugar em Ciências e 66º lugar em Matemática.

Analisando o sistema de ensino de 3 países cujo desempenho no PISA foi de altíssimo rendimento, podemos encontrar taxas elevadas de investimento em educação, em proporção ao PIB, além de uma participação elevada da escola pública.

Em Cingapura, o ensino privado quase não existe. Apenas escolas internacionais e outras inexpressivas coexistem com o forte sistema de ensino público daquele país. Em Hong Kong, a atuação das escolas públicas trouxe impacto decisivo na boa posição no PISA, sobretudo a partir das reformas do início da primeira década deste século. O ensino público representa o volume principal de instituições de ensino, embora haja alguma disputa para o ingresso nas escolas privadas, que são poucas. E no Canadá, o Ensino Fundamental e Médio são públicos e totalmente subsidiados pelo governo. Existem escolas particulares, porém o preço é altíssimo.

Nossa Leitura precisa melhorar muito

Na área de Leitura, o PISA define o "letramento em leitura" como a capacidade particular dos estudantes compreenderem os textos escritos, além de refletir e prospectar conhecimentos a partir da leitura desenvolvida, relacionando ideias e sentidos num contexto de articulação e participação social.

A prova do Pisa avalia o domínio dos alunos em três aspectos da leitura: Localizar e recuperar informação, integrar e interpretar, e refletir e analisar.

Desempenho em LEITURA

Média dos países da OCDE: 493 pontos

Média do Brasil: 407 pontos

Brasil – rede federal: 528 pontos

Brasil – rede privada: 493 pontos

Brasil – rede estadual: 402 pontos

Brasil – rede municipal: 325 pontos

Sem boa leitura o Brasil não avançará em seus indicadores educacionais, pois todos os diversos conhecimentos são guardados e enunciados pela língua escrita, portanto quem não tem boa prática leitora, por conseguinte, terá dificuldade em compreender e interpretar outras informações.

É preciso avaliar, também, se todos os projetos e programas de formação leitora implementados, ao longo das últimas décadas, pelas diferentes esferas de governo e da iniciativa privada, têm se mostrado suficientes para dar conta desse desafio. A sociedade civil precisa se organizar e mobilizar ações para auxiliar nesse processo, se o entende como relevante para o exercício da cidadania no século XXI.

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